quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gastronomia - Culinária - Açafrão




O açafrão, de nome científico Crocus sativus L, é utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola. É tida como uma das mais caras especiarias do mundo, uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores. Quando seca, a flor desprende um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.


O açafrão também é uma planta medicinal, conhecida por ser um forte antioxidante, que protege o corpo do câncer e aumenta a eficácia da quimioterapia. É empregado para fins medicinais há séculos. Historicamente, foi utilizado no tratamento do câncer e de estados depressivos.
Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente e efeitos promissores e seletivos contra o câncer, e antidepressivos, têm sido observados.
O açafrão também é conhecido por Açafrão verdadeiro, Açafrão da Índia e Açaflor.

Propriedades medicinais:
Anticancerígeno, antifúngico, antiviral, antibiótico natural, anti-inflamatório, antioxidante, estimulante, sedativo, antiespasmódico. Tem ação eficaz no tratamento de dor lombar, enrijecimento das articulações, gripe, protege as artérias da aterosclerose, aumenta a digestão, protege o fígado, ajuda a vesícula biliar, estimula a digestão de gorduras, elimina toxinas, asma, coqueluche, regulariza a menstruação, combate hemorróidas externas.

Modo de uso:
* Chá: Deixar descansar 1 colher de sopa de açafrão em 1 xícara de água fervente, esperar esfriar e beber a seguir.
* Tintura: 5 a 15 gotas diluídas em água. Tomar 3 vezes ao dia para regularizar a menstruação.
* Cataplasma: Infusão de 3 g de açafrão para 1 xícara de água. Molhar um pano limpo nesta infusão e aplicar sobre a hemorróida externa.

Efeitos colaterais:
Pode provocar aborto e alteração no sistema nervoso central quando utilizado em excesso. Não consumir mais do que 4 colheres de sobremesa de açafrão por dia.

Contraindicações: Gravidez, lactação.


Fonte de pesquisa: TuaSaúde - Tatiana Zanin, Nutricionista
Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela UniSantos, CRN-3 (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário