segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Série Uvas - Alicante Bouschet

A Alicante Bouschet nasceu na França, mas podemos dizer que é portuguesa por adoção. Foi criada por Henry Bouschet, entre 1865 e1885, na França, resultante do cruzamento entre as castas Petit Bouschet e a Grenache. Foi plantada no sul da França, principalmente na região do Languedoc, e sempre foi considerada uma casta de qualidade inferior.
A Alicante Bouschet chegou ao Alentejo em 1900. Com invernos frios e verões quentes e secos, solos profundos e não muito pobres, com disponibilidade de água ao longo de todo o ciclo, ela passou a produzir vinhos de ótima qualidade. Também é cultivada nos Estados Unidos e Itália, em escala muito pequena.
Cachos grandes, com formato tronco-cónico, alados e muito fechados, bagos negros e polpa vermelha, são características da Alicante Bouschet. Ela é muito utilizada em processos de assemblage, para melhorar o aporte de cor em alguns tintos, por se tratar de uma casta tintureira.
No Alentejo, vários vinhos tintos têm entre 5% e 30% de Alicante Bouschet. No vinho Mouchão este porcentual sobe para 70%. Os vinhos produzidos com esta casta tem cor densa, aromas ligeiramente vegetais, grande concentração de taninos, bom equilíbrio de acidez e grande capacidade de envelhecimento. 


Fonte de pesquisa: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário